terça-feira, 10 de junho de 2008

Ei, meninas, obrigada pelos parabéns pra Júlia. Eu já disse como é legal ter tantas fadas-madrinhas por perto? Uma das experiências mais doces que já tive foi compartilhar a gravidez e o nascimento da Laura pelo blog - foi uma espera tão cor-de-rosa, me senti cercada de tanto carinho, que tenho certeza de que vou levar essa lembrança pra vida toda. É muito gostoso ver que tantas de vocês ainda vêm me visitar, e que tem sempre gente nova chegando - sejam bem-vindas!

Eu perdi um pouco a mão ao longo desses anos - minha caramujice deu uma piorada braba. Mas ainda assim, é bom saber que tenho esse cantinho pra onde voltar e compartilhar colinhos, risadas e conversa fiada de vez em quando :)

Bão, minha gente, eu tava aqui escrevendo uma carta para uma das professoras do Felipe. Mesmo sabendo que essa vai ter de ser uma conversa olho-no-olho, pelo menos tenho a chance de organizar as idéias antes de chegar lá de espada em punho, decepando cabeças feito a Beatrix Kiddo, que é o meu impulso original. Eis o ocorrido:

Durante a última crise que o Felipe teve nas mãos, foi pedir à professora para ir molhá-las para aliviar a dor e o inchaço, explicando (de novo) que aquilo era uma vasculite. Ao que a sábia mestra respondeu: "Felipe, o que você tem é frescurite e só vai sarar quando você levar uns tapas do seu pai". A classe inteira caiu na gargalhada e o Felipe veio embora horas depois, humilhado e com dor. Quer dizer, né. A gente empenha um rim todo mês pra conseguir pagar as mensalidades da escola metida a sebo, que oferece fonoaudióloga, psicopedagoga e psicóloga, achando que vai conseguir se não orientação, pelo menos empatia quanto às dificuldades que o moleque já tem na escola. E aí cai uma bigorna desse tamanho na cabeça. Eu rezo todos os dias pelo fim do mundo, viu. Porque já era.

Não digo que lidar com ele seja fácil. Não é. Ele é o Calvin, sem tirar nem pôr; eu digo isso há anos. E isso pode até ser fofinho na fase pré-escolar, mas é um suplício agora que ele precisa alcançar notas e rendimento em sala de aula. Mas ele tá aí, existe, é desse jeito, e eu tenho me virado do avesso tentando fazer tudo direito. Já nem me culpo tanto, porque tenho três outros filhos pra servir de parâmetro. Dou a mesma educação e o mesmo ambiente pra todos, e é só o Felipe que "não encaixa". Sou capaz de avaliar o sufoco que é ter o Felipe dentro de uma sala de aula. Mas me esmigalha o coração pensar que ele não tem defesa contra requintes de crueldade como o que essa professora usou. E que apesar de ser dispersivo e inquieto, ele também é criativo, amoroso e capaz. E que tem tão pouca gente nessa porra de escola a fim de lembrá-lo disso.

12 comentários:

Claudia disse...

Ai Pipa, que professora mais horrível, eu dava na cara dela. Mas escola particular, infelizmente, nem sempre significa gente preparada para ensinar e entender. Eu mesma tive sérios problemas quando criança, com um professor sem-noção que me humilhou na frente de todos os colegas. Eu tinha 11 anos, nunca mais esqueci e nunca mais consegui fazer uma apresentação sem achar que alguém vai me dizer que aquilo está "um lixo", expressão que ouvi na ocasião. Minha mãe teve que fechar o pau, e muito, pra eliminar o cara de lá. O pior é que criança guarda essas coisas lá no fundo, é uma merda.
Boa briga com essa infeliz.

bjos

stella disse...

jesus. eu levava pra diretoria imediatamente. e encomendava a minha hattori hanzo.

Anônimo disse...

faça por demitir essa infeliz.
criança nenhuma merece ouvir uma coisa dessas. isso é abuso de poder, além de uma estupidez sem tamanho.
sério. faça com que seja demitida ou que não tenha mais contato, como figura de poder, com crianças.
boa sorte.
:)

Anônimo disse...

Mulher, zarabatana nela e na escola! Escreve carta, leva declaração médica, vai na direção, dá barraco, ameaça levar pra rádia. Caralho, ela não a mão do guri inchada ou vai dizer que tem 40 moleques na sala e não repara em tudo? Pq nem é escola pública pra ter essa desculpa; e se fosse vc continuava lotada de direito de ir lá e fazer um fudevu dos bons.
Mesmo sendo o Calvin encarnado. Mesmo tendo mais um monte deles em sala.
Nego tem que aprender a hora de segurar a língua. Nego tem que aprender a ser profissional e a ser humano.
Concordo com a Petita. Eu armaria um escândalo, juro. O Fê foi humilhado.
Beijo, linda.

Anônimo disse...

E ain, que coisa mais bonita que ele tá hein?? Afe maria.

Yara disse...

Essas escolas empregam qualquer vaca sem preparo e sem espírito nenhum pra ensinar. Já fui humilhada por uma professora também (perguntou se eu tava com a macaca, pode? na frente da sala toda) e até hoje odeio matemática, cabelo duro e oclão por causa dela, que ela arda no mármore do inferno enolada num cobertor de fogo.

Aposto que o Felipe não é muito diferente da molecada por aí (tenho um sobrinho na idade dele e é mesmo um parto conseguir fazer ele estudar qualquer coisa). É questão de jeito, de insistência, de tornar a aula uma coisa mais legal, pô a vaca recebe salário pra isso!

Vai lá e faz um auê. Se precisar de ajuda, chama a gente que nóis faz uma passeata!

Anônimo disse...

Mais importante ainda é fazê-la pedir desculpas na frente da classe. Assim o seu filho se sentirá bem diante dos colegas novamente. Exija isso da diretora.
Krys

Anônimo disse...

isso, krys!
boa!!!
isso é obrigatório!
:)))

MegMarques disse...

Pipa,
fiquei indignada aqui ao ler isso!
Menina, senta a pua, quebra o barraco, desce a lenha. Converse com as mães dos colegas dele, conte o caso, consiga a empatia delas e a antipatia contra a professora. Exija que a vaca e a escola se retratem com o menino.
Que raiva, sô.

Mi disse...

Que bosta hein???
Amor, faca a diretora dessa escola mandar a professora pedir desculpas pra ele em frente aos amiguinhos.
O raca mais feladuma essa hein???
Mas olha, ele ta liiiiiiiindo, principe, cara de sem vergonha!!!!
Beijos e amo vcs

Cris Carriconde disse...

Vontade da de dar uns tapas nessa infeliz mas estou com a Mi e não abro :)
Pipa será que o Felipe não é hiperativo? Nem sempre isso é sintoma de criança agitada. Eu sei que sou e minha irmã também e no caso dela teve serias complicações na idade escolar. Procura saber mais
http://oglobo.globo.com/saude/maternidade/mat/2006/12/04/286888594.asp

Beijo

Anônimo disse...

Ai, Pipa... Que vaca, que VACA!

Acho que as colegas aqui estão todas certas. E que você deveria exigir que a professora se desculpe com ele na frente de todos. Mesmo. Eu nem sei se a cartinha vale.

Isso é caso pra diretoria, a menos que você ache que a vaca vai dizer que o Felipe mentiu, ou coisa do tipo. Se ela é podre o suficiente pra humilhar uma criança COM DOR pode muito bem tentar segurar a situação acusando o fofo.

Quanto a ele ser Calvin ou não, a despeito de ser fácil ou difícil, ela é PAGA pra isso: educar. E acabou-se.

Não sou mãe, mas sou tia. E só de ser tia eu já descia o barraco com ela dentro. Pra ela saber que respeito é bom e conserva os dentes. Grunf.

E ele tá muito lindo mesmo... Parece até artista da Globo! Bota esse menino pra fazer malhação! hahahaha Lindããão!

Beijos pra você e pra toda a sua tropa.